SH na Bauma 2019 – A maior feira de Construção Civil do mundo.

A equipe SH esteve presente na Bauma 2019, a maior feira no ramo de Construção Civil do mundo. Realizada a cada três anos em Munique, na Alemanha, o evento é reconhecido como o número um em exposição de equipamentos e novas tecnologias nos segmentos de construção. O evento foi marcado por muita tecnologia e inovação, e nossa equipe acompanhou tudo de perto para trazer a vocês todas as novidades e seguir trabalhando para ser a empresa de vanguarda com tecnologia de ponta!

Vejam a seguir o bate-papo com o nosso Diretor, Michael Rock, e com Erick Barros, uma das lideranças da área, ambos estiveram na feira e tem muita coisa bacana para compartilhar:

O que a Bauma representa no mundo da Construção e da Engenharia?

Erick B: A Bauma é a maior feira de tecnologia de construção do mundo e concentra as novidades dos maiores fornecedores de equipamentos do mercado.

Quais novidades se destacam em termos de tecnologia?

Michael R: Os Equipamentos de fôrmas, andaimes e escoramentos não mudam radicalmente no curto prazo, porém detalhes pequenos podem gerar grandes diferenças de custos e produtividade. Para mencionar algumas tendências:

-Chapas de Plástico, geralmente compósitos, já são amplamente usadas na Europa. A SH usa este tipo de chapas no sistema TOPEC® SH há sete anos e com sucesso!

-Os Equipamentos de segurança em obra ganham cada vez mais importância na Europa assim como no Brasil, mesmo que as soluções ainda sejam regionalmente muito diferentes.

-Reparamos que na Europa algumas tecnologias mais novas de CAD, BIM, realidade virtual e impressão 3D de concreto estão ganhando mais espaço.

Erick B: Os sistemas auto-trepantes estão presentes nos grandes players mundiais. Já tivemos estudos de obras que exigiam este sistema e é um tipo de equipamento que colocaremos em uso em breve, a princípio para o mercado predial de paredes de concreto e em um passo adiante incluiremos no portfólio da SH (locação).

Quais tecnologias ou equipamentos que a SH oferece hoje foram de alguma forma, influencia de visitas a Bauma?

Michael R: A tecnologia da SH sempre foi baseada na tecnologia da Alemanha, em função de uma parceria com a Hünnebeck. Além dos produtos Tekko®, Concreform®, Topec® e Modex® oriundos da Hünnebeck posso mencionar alguns outros exemplos: O Multiform® que é um sistema baseado em uma empresa Italiana (que hoje não existe mais) mas com a qual aprendemos muito sobre as vantagens deste sistema. Hoje estamos importando de um fornecedor que conhecemos através de uma visita na Bauma em 2010. Nosso escoramento pesado de alumínio, Lumisystem®, foi desenvolvido baseado em sistemas similares de outras empresas que encontramos na Bauma. As vigas SH20 são uma solução tipicamente europeia, e quase todos os nossos fornecedores são da Europa e os conhecemos na Bauma. Sem falar de diversos fornecedores da China, Índia, e de vários países europeus.

Qual a mensagem principal da participação da SH na Bauma?

Michael R: A SH só consegue sucesso sustentável se conseguirmos oferecer um diferencial ao nosso cliente. Excelência no serviço faz parte, mas não podemos parar no tempo. Assim como nossos clientes, nós também precisamos evoluir e melhorar todos os anos para manter a competitividade.

Erick B: É importante conhecer as tendências do mercado mundial, que em geral tem muitos produtos que podem ser introduzidos no mercado brasileiro e da América latina. Temos consciência de que cada região aplica os produtos e técnicas que melhor se encaixam na cultura local, mas podemos pegar o que há de melhor e trazer como novidade no nosso mercado.

Para você, qual foi à importância de você ter visitado a feira e da SH ter te proporcionado isso?

Erick B: A Bauma sempre foi um sonho e um objetivo muito forte. Trabalho na área de fôrmas e escoramentos há 15 anos e participar de um evento tão importante como esse é muito recompensador. Ter a oportunidade de vivenciar os lançamentos do mercado, conversar com os fornecedores, concorrentes e clientes amplia a visão que temos do mercado, proporciona criar o link em toda a cadeia de valores que permeia nosso dia a dia sempre tão corrido e ver que para ser líder de mercado é importante ter uma estrutura alinhada, com um mesmo objetivo onde todos contribuem de maneira importante para o sucesso da companhia.

Michael R: A SH sempre se propôs a fornecer tecnologia de ponta dentro das condições específicas do Brasil. A Bauma é uma oportunidade excelente de aprender sobre novidades do mercado europeu, assim como a World of Concrete nos EUA mostra as soluções norte-americanas. Não é tudo que funciona em outras regiões do mundo que é adequado para o Brasil, mas a globalização crescente gera uma tendência mundial de adotar soluções similares.

Buscamos sempre trazer inovação e melhorias para o setor da construção civil, o nosso mix de produto evoluiu com os anos, sempre buscando atender a maior variedade de mercados com os melhores equipamentos, seja para clientes grandes ou pequenos que precisam de soluções rápidas e eficientes.

A Participação na Bauma 2019 foi mais um sucesso para a SH! A presença da nossa equipe em um evento de tamanha importância para o mercado nos traz ótimas visões para investir no futuro. Estamos nos atualizando para reagir às mudanças do cenário econômico e essa visão proporciona à SH, evoluir junto com os clientes e oferecer sempre as melhores soluções de engenharia. No final o objetivo é gerar valor, criar relacionamento e contribuir com a construção de uma sociedade melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *