Revitalização do Largo do Boticário, no Cosme Velho (RJ) possui Equipamentos SH

Obras no local estão sendo feitas para receber a primeira Rede de Hotéis Jo&Joe da América do Sul

O conjunto de 05 casas que integram o histórico Largo do Boticário, localizado no Cosme Velho, Rio de Janeiro, está passando por obras de revitalização e transformação para receber o primeiro Hotel Jo&Joe da América do Sul, marca lifestyle do Grupo Accor.

Tombado como Patrimônio Histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), desde 1987, a obra de requalificação e restauração completa do complexo está sendo realizada respeitando as características do projeto original e a área ao redor, de floresta nativa e a pequena passagem do Rio Carioca (rio localizado no município do Rio de Janeiro).

O projeto está sendo conduzido pela Construtora Klar, que contratou o fornecimento da SH Formas, Andaimes e Escoramentos para oferecer soluções na condução dessa mega estrutura que envolveu grandes desafios, diante do cuidado com a conservação do Patrimônio do Largo do Boticário, para que não houvessem danos.

Largo do Boticário

O projeto contou com diversas soluções da SH:

Fachadeiro  105 SH®e Modex ® SH para restauração das fachadas;
• Modex ® SH e Perfis para execução de rampas de acesso;
Escoras Metálicas SH® para reescoramento interno das casas.

Veja os desafios  desse mega projeto:

✔ Cada projeto desenvolvido pela SH precisou passar pela análise da equipe de Engenharia da Construtora Klar, e precisou ser validado pelo INEPAC, antes dos equipamentos serem enviados à obra;

✔ Todo o piso do Largo do Boticário é tombado pelo Patrimônio Histórico, portanto houve um cuidado maior com o projeto. Para que os equipamentos não danificassem a laje de pedra original do inicio século 20, todos precisaram estar apoiados em pranchas de madeira;

✔ A ponte que dá acesso ao Largo não tinha mais capacidade de carga para suportar o tráfego dos caminhões para que os insumos chegassem à obra. Como a previsão de reconstrução da mesma é para o fim do cronograma da obra, precisamos driblar esse problema: projetamos uma rampa sobre a ponte, que redistribui as cargas para o terreno natural em suas cabeceiras;

✔ Na lateral da obra há um desnível de mais de 3,70m no terreno que leva aos fundos do terreno, com uma escada também tombada pelo INEPAC no caminho. Havia o desafio de chegar com máquinas e equipamentos (bobcat, mini escavadeira , entre outros) a esse local. Desenvolvemos uma solução de rampa de acesso em Modex ® SH para vencer esta altura, com capacidade de carga para circulação das maquinas e de pessoal. Para garantir a elevação da rampa, a solução ficou com mais de 39,00m de extensão.

Largo do Boticário

‘’Nossas torres de Fachadeiro  105 SH e Modex ® SHnão puderam ser fixadas diretamente na fachada das casas para que se pudesse garantir a integridade das mesmas. Para sanar essa demanda foi necessário utilizarmos escoras no interior das casas, travando-as do piso ao teto e fazendo a amarração dos andaimes nas escoras. Outra premissa a ser respeitada era o afastamento mínimo 40 cm da fachada para o nosso andaime, gerando assim mais um novo desafio, teríamos que garantir a segurança das pessoas que trabalhariam na restauração também na parte interna do andaime. Para isso projetamos guarda-corpos para serem utilizados também nesta parte e assim cumprir todos os requisitos de segurança do trabalho. ’’, explicou Fernanda Silva, Supervisora de Contratos da SH Unidade Rio de Janeiro.

O hotel terá uma área de 4.158m², construída em um espaço total de 6.000m², e possuirá em suas instalações 330 camas, distribuídas em 80 quartos e apartamentos, que acomodarão até 10 pessoas, com opção também de quartos privativos e coberturas.

Projeto Jo&Joe  - Largo do Boticário (Foto: Divulgação)
Projeto Jo&Joe – Largo do Boticário (Foto: Divulgação)

O complexo terá restaurantes, áreas sociais, piscinas, área para churrasco e espaço compartilhado para trabalho. As obras, que tiveram início do fornecimento das soluções SH em Junho de 2020, tem previsão de entrega da estrutura para o primeiro semestre de 2021.

Projeto Jo&Joe  - Largo do Boticário (Foto: Divulgação)
Projeto Jo&Joe – Largo do Boticário (Foto: Divulgação)

Equipe SH envolvida no Projeto:

Gerente Unidade SH Rio de Janeiro: Antônio Júnior
Supervisora de Contratos Unidade SH Rio de Janeiro: Fernanda Azevedo Silva
Supervisor de Assistência Técnica Unidade SH Rio de Janeiro: Jaime Castro
Assistente Técnico Unidade SH Rio de Janeiro: Hudson Chagas
Supervisor de Projetos Unidade SH Rio de Janeiro: Vitor Antunes

Quer saber mais sobre as soluções SH? Entre em contato com a nossa equipe pelo sac@sh.com.br ou no 0800 899 8903.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *