Construção da ponte sobre o Canal do Trabalhador exige soluções técnicas em escoramento

 

O Governo do Ceará trabalha na implantação de rodovia entre Itapeim e Boqueirão do Cesário em Beberibe no Ceará. O projeto da rodovia CE-497 também contempla a criação da “Ponte do Canal do Trabalhador”. Uma obra da R. FURLANI ENGENHARIA que conta com soluções da SH, empresa líder em locação de formas, andaimes e escoramentos.

Entre as soluções SH utilizadas para a construção da ponte estão as Treliças SH300: Elas oferecem ajustes da contra flecha e possibilidade de trabalhar com momento negativo, por exemplo, em situações hiperestáticas e em balanço. Para esse projeto foram utilizadas três duplas de treliças, com o total de 135 metros.

“A ferramenta prática essencial para a execução da obra, foi a disponibilidade de treliças SH de apoio do vão central.”
Eng. Antonio Carlos- Engenheiro da obra

“A ponte foi projetada sobre um canal que não poderia sofrer qualquer intervenção, com isso, a solução foi executar o escoramento com Treliças SH300. A topografia local somada ao vão de 21,50m, oblíquo ao canal, necessitaram de uma solução que não onerasse o orçamento do cliente. Sugerimos ao cliente modificar o plano de concretagem da estrutura de uma etapa para duas etapas: primeiro as vigas e travessas e depois a laje. Dessa forma utilizamos um volume menor de equipamentos do que seria aplicado em solução convencional, otimizando a montagem/desmontagem e custos com transporte.
Eng. Paulo Portela – Gerente da Unidade SH Fortaleza.

 

Confiram outras soluções que também estão sendo aplicadas:

Escoramento LTT Extra: Possui tubos de Ø60,3mm galvanizados e suporta cargas acima de seis toneladas por poste, com modulações de 1,00 x 1,00m ou de 1,00 x 0,75m, permitindo assim uma alta concentração de carga em pouco espaço. Ideal para obras de infraestrutura, industrial e estruturas pesadas devido sua robustez e capacidade de carga, mas também se adéqua a obras de edificações. Se destaca pela versatilidade de tamanhos combinado com a facilidade de montagem redução de material e economia no projeto.
Escoramento metálico Modex®: É capaz de vencer qualquer desafio de altura e modulação, com extraordinária rapidez de montagem. Composto por torres com travessas e diagonais unidas por rosetas e modulação a cada 50 cm.  Pode ser montado em qualquer dimensão e duas travessas fixadas em qualquer direção.

Forma de Concreto Concreform SH®: Composto por painéis em chassis de aço galvanizado forrados com compensado plastificado, conectados com apenas três grampos que os unem e alinham simultaneamente, dispensando perfis extras. Leve e ao mesmo tempo rígido, o sistema é Extremamente fácil de manusear.

Ao total, a obra conta com 150 toneladas de Formas e Escoramentos SH.

“Participar de uma obra desse porte é um marco na consolidação da atuação da SH no mercado de Infraestrutura da região. Podemos nos vangloriar de termos a melhor e mais engajada equipe do mercado, voltados para um único propósito, que acarreta em nosso atendimento de excelência”
Eng. Paulo Portela – Gerente da Unidade SH Fortaleza.

Colaboradores SH atuantes na obra:

– Supervisores de contratos: Fábio Júnior
– Assistente técnico: Felipe Barbosa, Fernando Borges
– Projetista: Márcia Albuquerque, Asafe Rodrigues, Monique Mendes e
Erick Barros
– Operações Logísticas: Diego Silva e Aglailton Morais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *