Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Postado por em 17/ 09/ 2013 em Artigos | 4 comments

Bate-papo SH: 10 perguntas sobre o Andaime Fachadeiro 105.

 

Os andaimes são plataformas criadas para atender a necessidade de execução de trabalhos em lugares elevados e que não possam ser executados apoiando-se diretamente sobre o piso. O Andaime Fachadeiro 105 é muito utilizado nas obras comerciais e industriais pela sua agilidade de montagem, segurança e economia de pisos metálicos. Batemos um papo com o experiente Engenheiro da SH, Davi Ferreira, sobre as principais questões que evolvem o equipamento. Confira!

1. Quais os fatores que determinam a qualidade e a segurança do sistema de andaimes?
Um projeto bem feito e customizado às realidades da obra com um sistema de andaimes baseado na norma NR 18 são fundamentais para o resultado. Os responsáveis devem solicitar o acompanhamento de uma empresa para o suporte e treinamento dos colaboradores que montarão o equipamento. Quando houver necessidade de madeira, que a mesma seja de boa qualidade e sem nós. A montagem e o acompanhamento da desmontagem com critério devem seguir as orientações de projeto. Atenção também durante a amarração do andaime e o apoio.

2. Que informações devem constar em um bom projeto?
Transcrição das cargas suportadas pelo andaime, carga no apoio do andaime e locação de pontos de fixação do andaime, Proteção lateral, piso compatível com o peso a ser suportado no mínimo no andar de trabalho. Em casos de locais de muita incidência de ventos deve ser previsto estaiamento do andaime. Guarda corpo conforme norma e acesso a todos os níveis através de escada com proteção além do equipamento ter proteção anticorrosiva.

3. Quem deve elaborá-lo?
Segundo a NR 18, artigo – 18.15.1, o dimensionamento dos andaimes, sua estrutura de sustentação e fixação, deve ser realizado por um profissional legalmente habilitado.

4. Como escolher um produto e um fornecedor de qualidade?
O fornecedor deve ser inscrito no CREA e o profissional que acompanha a obra deve ser legalmente habilitado e pertencente ao seu quadro de funcionários. Os andaimes devem seguir a NR 18 com última revisão de 21 de janeiro de 2011. O fornecedor deve instruir tecnicamente por meio de manuais que contenham, dentre outras informações: especificação de materiais, dimensões e posições de ancoragens e estroncamentos; e detalhes dos procedimentos sequenciais para as operações de montagem e desmontagem. O fornecedor escolhido deve efetuar auxílio e treinamento de colaboradores para montagem e forneça ART e projeto de montagem.

5. O que o construtor deve exigir do equipamento?
Limpeza do equipamento, nota fiscal, equipamentos sem oxidação, instruções técnicas de montagem e desmontagem, proteção lateral, acesso a todos os níveis do andaime com segurança,
rodapé, piso compatível com as cargas a serem suportadas e proteção anticorrosiva.

6. Quais as características técnicas do equipamento?
O Andaime Fachadeiro é fabricado com tubos de 48 mm em aço carbono e galvanizado, o que confere maior resistência durabilidade e segurança. São equipados com alçapões de acesso para que a mudança de um andar para outro do andaime seja feito com a maior segurança possível.

7. Qual o desempenho esperado?
A montagem é rápida e fácil devido a quantidade de peças semelhantes e de fácil encaixe. A repetição torna esta montagem mais segura e, como dito, muito rápida. O Andaime torna-se seguro e a possibilidade de trabalhar em vários pontos da fachada ao mesmo tempo diminui ainda mais o tempo gasto na obra. O sistema não necessita de ferramentas especiais e qualquer profissional pode ser treinado para executar a montagem do andaime com segurança e qualidade.

8. Quais os dispositivos de segurança obrigatórios?
O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa, ser antiderrapante, nivelado e fixado ou travado de modo seguro e resistente. Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, seguindo a seguinte regra:

a) ser construída com altura de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário;

b) ter rodapé com altura de 0,20m (vinte centímetros);

c) ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura. O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura. As superfícies de trabalho dos andaimes devem possuir travamento que não permita seu deslocamento ou desencaixe.

9. Quais as exigências de qualificação da mão de obra? Em que consiste o seu treinamento?
Nas atividades de montagem e desmontagem de andaimes, deve-se observar que:

a) todos os trabalhadores sejam qualificados e recebam treinamento específico para o tipo de andaime em operação;

b) é obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista e com duplo talabarte que possua ganchos de abertura mínima de cinquenta milímetros e dupla trava;

c) as ferramentas utilizadas devem ser exclusivamente manuais e com amarração que impeça sua queda acidental;

d) os trabalhadores devem portar crachá de identificação e qualificação, do qual conste a data de seu último exame médico ocupacional e treinamento.

e) Uso de linha de vida para prender o cinto de segurança

f) O treinamento consiste na apresentação das peças e suas funcionalidades, na leitura do projeto e na montagem dos primeiros módulos.

10. Durante a montagem, quais os problemas mais comuns enfrentados?
Profissionais mal orientados, falta de prumo, falta de fixação, apoio mal feito, retirada de peças sem autorização (o que pode causar colapso do andaime). Montagem de andaime sem projetos andaimes sem amarração ou a mesma não adequada e ineficaz. Todos estes itens vão gerar dificuldades no encaixe das peças aumentando o tempo de montagem e possibilitando acidentes. Outro problema comum se dá na desmontagem. Quando não há critério para desmontagem, os pontos de fixação são retirados antes que o andaime seja totalmente desmontado. Este procedimento implica quase sempre em acidente ou queda do andaime ou colaborador.

4

  1. sou técnica se segurança no trabalho.gostaria de receber mais informações de segurança em andaimes

    • Olá Elisangela.

      Temos outras matérias em nosso blog sobre andaimes, não apenas segurança. Algumas revistas parceiras como a PINI também oferecem boas matérias sobre segurança. É válido dar uma conferida com eles também.

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Atenciosamente, equipe SH.

  2. Gostaria de participar de treinamento na empresa, sou tecnico em seguranca do trabalho e preciso de.mais informacoes sobre seguranca dos andaimes , fone 61_ 85 06 20 52. Obrigado

    • Olá, Nivaldo. Nosso próximo treinamento aberto ao público será em Belém no dia 9 de novembro. Acesse o link abaixo para mais informações e em cado de dúvidas envie um e-mail para marketing@sh.com.br.

      http://bit.ly/1hnAVYy

      Atenciosamente, equipe SH.

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please copy the string UefOQB to the field below: