Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Postado por em 8/ 11/ 2012 em Artigos, Notícias | 0 comentários

Direcional Engenharia e parede de concreto: uma experiência de sucesso.

Visão aérea da obra Meu Orgulho. Fonte: www.valor.com.br

Por Ricardo Brito*

Faz aproximadamente dois anos que a Direcional Engenharia realizou sua primeira concretagem de um empreendimento construído com paredes de concreto. A operação ocorreu no dia 29 de setembro de 2010, na obra Meu Orgulho, em Manaus, e marcou a adoção efetiva de um sistema construtivo que vem contribuindo de forma crescente para os negócios da empresa.

A opção pelo sistema parede de concreto ocorreu quando a Direcional, buscando acompanhar o crescimento do segmento de habitação popular, em especial com foco no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do governo federal, criou o Setor de Inovações Tecnológicas para colaborar neste processo. O maior desafio para atuar no MCMV eram os custos unitários dos apartamentos e casas. Como construir com um custo ajustado para que o empreendimento desse um retorno adequado para a empresa? Era necessário implementar um sistema construtivo para acompanhar a demanda, os prazos, os custos e também garantir a qualidade final das edificações. De todos os sistemas disponíveis, optou-se pelo sistema de paredes e lajes de concreto armado no local, ou simplesmente parede de concreto, pois ele apresentava o maior potencial para atender àqueles pré-requisitos.

Mas uma implantação inovadora apresenta grandes desafios e paradigmas que precisam ser vencidos. Para o sistema parede de concreto não seria diferente, a começar pela localização da obra, na região norte de Manaus. A falta de mão de obra na construção civil é um problema nacional. Considerando que a parede de concreto é um sistema que tem pouquíssimos especialistas e técnicos, o desafio de contratar pessoas capacitadas multiplica-se. Para superar esse problema, foi implementado um grande programa de treinamento e qualificação de mão de obra local pela Direcional, amplo planejamento com fornecedores, para a grande demanda de materiais e serviços, e adaptação dos processos conforme a dificuldade logística que se apresentava. Foi necessário considerar também a grande particularidade climática da região para este empreendimento.

Dois anos depois de realizar aquela concretagem histórica, podemos dizer que o potencial que o sistema apresentava antes de sua implantação provou ser acertado, tornando-se atualmente o sistema construtivo mais utilizado pela Direcional Engenharia. A evolução da utilização do sistema em diversos empreendimentos ratifica aquela decisão. Para se ter uma ideia, neste momento a Direcional possui obras com esse sistema no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Macapá, Manaus, Belém, Porto Velho e Sobral (CE), num total de 23.743 unidades, que beneficiarão mais de 90 mil pessoas. E o Meu Orgulho, que era, na época, o maior empreendimento da Direcional com o sistema construtivo parede de concreto, tornou-se também o orgulho de toda a nossa equipe.

 * Ricardo Brito é engenheiro de Desenvolvimento Tecnológico

 Fonte: http://nucleoparededeconcreto.com.br/destaque-home/direcional-engenharia-e-parede-de-concreto-uma-experiencia-de-sucesso

Sistema de Formas Lumiform SH®

O sistema utilizado para a construção é o de paredes de concreto, erguidas a partir do uso do Lumiform SH®, sistema  composto por fôrmas em alumínio que são montadas e preenchidas com concreto. De acordo com o assistente de Engenharia da Direcional, Bruno Braga, essa solução reduz em até 80% o tempo de execução da obra, se comparada ao sistema convencional, com tijolos. Em razão do grande crescimento econômico brasileiro e do chamado “boom” da construção civil, esse sistema começou a ser adotado novamente por muitas construtoras, como a Direcional Engenharia que recorre a esse sistema nas obras de empreendimentos econômicos.

Com o Lumiform SH®, solução proposta pela SH, o tempo de construção de um metro quadrado, que em média demorava 42 horas quinze anos atrás, hoje chega a menos de 36 horas. Essa redução, além de representar um retorno mais rápido do investimento para as construtoras, significa menor dependência da mão-de-obra e ganho de produtividade. Em um projeto de casas populares tradicional, construído a partir do método de alvenaria estrutural, o prazo médio de execução da Direcional para 500 unidades é de 14 meses. Com o processo de forma de alumínio e parede de concreto, o prazo de execução cai para 3 meses.

 Leia mais: http://www.sh.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=87%3Alumiform-sh-garante-execucoes-economicas-ao-projeto-habitacional-meu-orgulho&catid=1%3Anoticias&Itemid=31&lang=pt

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please copy the string hVa6OW to the field below: