Aspectos importantes da NR 35

Apoio técnico, Iris Bastos, técnica de segurança da SH. 

Quedas são acidentes frequentes em trabalho em altura. Muitas vezes fatais, os riscos estão presentes em diversos tipos de tarefas. Pensando em minimizar os números de acidentes envolvendo quedas de grandes alturas, que segundo a regulamentação são a partir de 2 metros de altura do nível inferior do solo, onde haja risco de queda, foi criada a NR 35 que:

estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização, execução, treinamento de funcionários, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

 Esta norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão dessas, com normas internacionais aplicáveis.

nr35

 

Quando houver situação ou condição de risco verificada, cujo a eliminação ou neutralização imediata não seja possível o trabalho deverá ser suspenso.

Em 2011, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Secretaria Municipal de Saúde – CEREST Piracicaba desenvolveu um manual comentado sobre a norma.

Você pode baixar o manual completo, aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *