Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Postado por em 25/ 08/ 2017 em Notícias, Obras | 0 comentários

Projeto de reescoramento auxilia em demolição da Favela Vertical

Esqueleto de prédio é demolido em Fortaleza após 20 anos

A estrutura de um edifício em ruínas, de 12 pavimentos, está sendo demolida em Fortaleza. O local, conhecido como Favela Vertical, tem 2 mil m² e fica localizado na esquina das ruas Desembargador Lauro Nogueira e Matista de Oliveira, no bairro Papicu, Fortaleza.

Abandonado desde 1997, o esqueleto do prédio está sendo demolido sem explosivos, já que está próximo a uma área urbana e ao Hospital Geral. Nesse caso, foi desenvolvido um projeto de reescoramento para demolição manual pela  empresa SH, locadora de fôrmas, andaime e escoramentos.

IMG_20170202_141329074 - Cópia

A engenheira Márcia Maria Albuquerque, Supervisora de Contratos da SH, explica os desafios desse projeto: “O desafio principal era a condição da estrutura que, no caso, estava em risco eminente de ruínaO reescoramento precisou respeitar as características do edifício e a estrutura tubular do pavimento inferior suportou todo o peso referente aos 12 pavimentos acima, cerca de 1800 tf”. Ainda sobre os desafios enfrentados, Márcia explica que na metodologia aplicada na demolição podem ocorrer vibrações difíceis de prever e dimensionar.

Em relação aos cuidados em projetos desse tipo, a engenheira alerta: “Para projetos de reescoramento, o maior cuidado que devemos ter se refere às considerações de carga da estrutura existente, além das cargas envolvidas no tipo de processo de demolição que será empregado”.

As soluções aplicadas no projeto foram a Torre LTT, Tubo Equipado, Perfis Metálicos e a Escada Modular Modex®

favela vertical foto 2

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please copy the string QadJlF to the field below: