Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Postado por em 22/ 05/ 2017 em Notícias, Obras | 0 comentários

Projeto atípico em acesso auxilia na contenção de deslizamento

A Usina Hidrelétrica Dona Francisca, localizada no município de Nova Palma, Rio Grande do Sul, passa por obras de contensão devido a um deslizamento no talude que abriga a torre de transmissão da usina. A hidrelétrica está localizada sobre o Rio Jacuí e conta com uma potência efetiva de 125 MW, segundo o consórcio que a administra.

Conpasul (1) (1632 x 918)

Para o acesso da mão de obra, a empresa Conpasul, responsável pela execução da contenção, precisou de uma solução atípica em andaimes. Segundo Eduardo Vizzotto, Assitente Técnico da SH, o desafio era suportar a carga de diversos equipamentos: “Para segurar este desmoronamento, era necessário ser instalados tirantes de até 12 metros de profundidade e após isso, será realizado uma projeção de concreto em todo o talude”, explica.

Eduardo conta que, nesse caso, a solução foi o Andaime Tubular SH já que são os mais versáteis do mercado. “Por conta da tipologia característica do talude, precisaríamos de um equipamento que fosse mais adaptável ao recorte do terreno”. São quase 100 toneladas de Andaime Tubular da SH aplicados na obra.

Agudo - Tubo (1632 x 918)

Preocupados com a segurança, as equipes realizam medições diárias para verificar o arco voltaico das linhas de transmissão, já que o andaime está montado logo abaixo da rede de transmissão da usina. Dependendo da umidade do ar e tConpasul (3) (337 x 600)emperatura, o arco pode chegar a quase três metros, ou seja, essa é a distância aproximada que separam a ponta do andaime dos cabos de transmissão. A previsão é de que a obra seja finalizada no próximo mês.

 

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please copy the string 6CVwfb to the field below: