Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Postado por em 4/ 09/ 2012 em A SH explica! | 12 comments

Montagem de Andaimes • A SH explica!

Os andaimes são feitos com Tubos unidos por intermédio de acessórios que funcionam como acoplamentos. Esses acessórios são fixados por parafusos e porcas que se ajustam conforme o aperto feito por uma ferramenta: a Chave de Catraca.

Existe uma maneira certa de usar a Chave de Catraca. Não se deve apertar exageradamente os parafusos com consequência de provocar o amassamento do tubo e/ou o comprometimento dos fios de rosca dos parafusos. O aperto normal, feito por profissionais com experiência em montagem, geram torques que variam entre 6,0 e 9,0kgf.

Montados de maneira a formar uma estrutura, cada elemento tubular do andaime tem um nome especial.

Denominações do andaime Tubular

- Poste: tubos que ficam na posição vertical;

- Longarinas: tubos horizontais no sentido da maior distância (comprimento) do andaime. As Longarinas são unidas aos Postes utilizando-se Braçadeiras Fixas.

- Travessa: tubos horizontais no sentido da menor distância (largura) do andaime. As Travessas são unidas aos Postes usando Braçadeiras Fixas. As Travessas são posicionadas sobre as Longarinas.

- Comprimento do Andaime é a maior distância entre os Postes. A Largura do Andaime é a menor distância entre os Postes.

- Nível do andaime: o plano onde unimos as Travessas e Longarinas.

 – Altura do Andar: a distância entre Longarinas de diferentes níveis consecutivos.

- Diagonal: o tubo inclinado entre dois níveis que pode ser unido aos elementos horizontais com Braçadeiras Fixas ou aos Postes com Braçadeiras Giratórias.

- Diagonal Horizontal: tubo horizontal colocado em diagonal entre os Postes. As Diagonais devem ser fixadas o mais próximo possível dos nós formados pelos postes e travessas.

 – Travessa Intermediária: tubo colocado intermediariamente entre as duas travessas que se faz necessário para diminuir o vão de apoio do piso.

Plataforma

Os pisos de trabalhos dos andaimes devem ter forrações completas, antiderrapantes, e serem nivelados e fixados de modo seguro e resistente (NR 18.15.3).

Os pisos são suportados entre Travessas e deverão ter apoios intermediários conforme sua resistência. Devem ficar apoiados com, no mínimo, 15 cm de balanço em cada extremidade e devidamente travados/presos à estrutura nas extremidades. Os pisos devem ficar bem unidos evitando espaços entre as pranchas, assim como as sobreposições de pranchas também devem ser evitadas.

Os pranchões para confecção dos pisos/plataformas de trabalho devem ser de boa qualidade, secos, sem apresentar nós ou rachaduras que comprometam a sua resistência, sendo proibido o uso de pintura que encubra imperfeições (NR 18.15.5).

 As forrações de andaimes feitas com pisos metálicos deverão ser executadas atendendo às normas de segurança do fabricante.

Estabilidade

Torres móveis (com rodízios) não devem ter altura superior a três (3) vezes a menor dimensão da sua base. Os rodízios devem ser providos de travas de modo a evitar deslocamentos acidentais (NR 18.15.26).

 Os andaimes móveis somente poderão ser utilizados em superfícies planas (NR 18.15.27).

É muito importante verificar a resistência dos rodízios. As cargas concentradas nos postes incidirão diretamente sobre os mesmos.

É proibido o deslocamento dos andaimes com pessoas sobre os mesmos (NR 18.15.13).

Os andaimes, quando necessário, devem ser amarrados/ancorados a uma estrutura externa estável. Não é permitida a fixação em tubulações de produtos, equipamentos ou qualquer dispositivo mecânico que comprometa o perfeito funcionamento da planta.

Acesso aos andaimes

Os acessos aos andaimes devem ser feitos de maneira segura (NR 18.15.9).

Os acessos verticais aos andaimes devem ser feitos em escadas incorporadas a sua própria estrutura ou por meio de torres de acesso (NR 18.15.20).

As escadas tipo marinheiro deverão ter degraus a cada 30 cm e guarda-corpo a partir de 2,00m de altura e até 1,00m acima do último piso de trabalho. A cada 9,00m deve possuir uma plataforma de descanso (NR 18.12.5.10) e (18.12.5.10.1).

As escadas construídas com patamares, pisos, espelhos e corrimão/guarda-corpo deverão proporcionar segurança e conforto para os usuários (espelhos com 20 cm, pisos com 30 cm, patamares com 1,00m x 1,00m, no mínimo).

Os rodapés deverão ter 20 cm de altura e serem instalados perpendicularmente aos pisos em todo o perímetro da plataforma de trabalho, proporcionado uma perfeita vedação que evita a queda de objetos.

As estruturas devem ser providas de guada-corpo duplo, instalados a partir do piso de trabalho com 0,70m e 1,20m.

Emenda com Luva – Tração

Quando for necessária a emenda de tubos com utilização de luvas, e que estejam incidindo sobre eles esforços de tração, deve-se fazer um reforço (costura da emenda).

im3

Braçadeiras

Existem três tipos de ligações de tubos comumente conhecidas como “Nó de Braçadeira”: Engastado, Articulado e Ligação ou Nó de Três Braçadeiras.

Contraventamento

A estrutura do andaime deve ser convenientemente contraventada de tal forma a eliminar quaisquer oscilações (NR 18.15.29).

Através das diagonais, combatemos os esforços horizontais (tangenciais) que podem ocorrer na prática por falta de prumo nos postes, vento ou até por deformação da perpendicularidade acarretado pelas cargas de compressão nos postes.

A diagonal forma com a travessa (ou longarina) e o poste um triângulo. E é ele quem dá estabilidade ao plano neste local.

Carga Admissível por Braçadeiras

Por medida de segurança, em função de diversos fabricantes, devemos adotar para o dia a dia:

Carga adm. = 800 kgf (Braçadeira fixa)
Carga adm. = 400 kgf (Braçadeira giratória)
Carga adm. = 400 kgf (Braçadeira de perfil)

Andaimes para içamento de cargas – Pau de Carga -, por mais simples que sejam, devem ser montados conforme orientação de projeto, evitando assim o comprometimento do equipamento que esta sendo içado e o empeno e amassamento dos materiais de andaimes.

Não é permitida a instalação de tifor em estruturas que não tenham sido projetadas para este fim.

Modex®SH

Nas montagens de andaimes com Equipamento de Encaixe SH, o Modex®SH, deve-se proceder quase que da mesma forma que nas montagens com Tubo Equipado.

Os postes tem dois furos na parte inferior: um para o acoplamento de dois postes na vertical (junto com o furo no lado superior), outro para uso da corneta. Os postes não devem ser montados com a luva para cima, porque a solda da roseta impede a montagem correta das travessas. Os postes são acoplados com luvas na vertical. Havendo necessidade, por exemplo, para içamento com grua ou em casos de ventos fortes. Os postes podem ser travados com pinos.

Na falta de diagonal do próprio Modex®SH, utilizar tubo com braçadeira giratória (poste / poste) ou tubo com braçadeira fixa (travessa / travessa). As diagonais horizontais são feitas com tubo e presas ao poste com braçadeiras fixas.

Para nivelamento da estrutura, é possível utilizar, além da base ajustável, as cornetas que devem ser pinadas no furo do tubo do poste e não da luva.

Os esforços nas ligações do Modex®SH (Travessa, Poste, Diagonal), por intermédio da roseta, são analisadas da mesma forma que as ligações feitas com Braçadeiras.

Com travessas e diagonais podem ser montados balanços respeitando as cargas admissíveis listadas na tabela abaixo.

 im8

Material disponibilizado pelo Engenheiro da SH, Davi Ferreira.

12

  1. I see you don’t monetize your website, don’t waste your
    traffic, you can earn extra bucks every month.
    You can use the best adsense alternative for any type of website (they approve all websites), for more details simply search in gooogle: boorfe’s tips monetize your website

  2. Hello. I see that you don’t update your website too often.
    I know that writing content is time consuming and boring.
    But did you know that there is a tool that allows you to create new articles using existing content (from article directories or other pages from your niche)?
    And it does it very well. The new articles are unique and pass the copyscape test.
    Search in google and try: miftolo’s tools

  3. @Ubiratã
    Oi Ubiratã! Infelizmente não podemos ajudar muito. Temos um manual de fôrmas e escoramentos que pode ser adquirido na editora Pini, mas este manual não trata a fundo a parte de andaimes. No Brasil, temos pouca literatura, e livros do exterior não atendem bem a realidade brasileira. Sugiro as seguintes referências:
    Livro: “Andaimes – Tecnologia Europeia” de Eng° José Miranda. Não sei até que ponto este livro pode ajudá-lo nos cálculos, mas é a publicação mais recente sobre andaimes no Brasil.
    NBR 6494 – segurança em andaimes (não está muito detalhado)
    NR-18 pode ser baixada gratuitamente no site do MTE (http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D3226A41101323B2D85655895/nr_18.pdf )
    NBR 8800 – Estruturas metálicas (não é sobre andaimes, mas entra fundo nos critérios de cálculos).
    Espero ter ajudado.

    • Como faço o dimensionamento dos montadores de andaime para uma obra? Faço por metros quadrados ou por metros lineares?
      Fico no aguardo de sua ajuda.

      Abraços Ubiratã

  4. A empresa da qual faço parte está começando a trabalhar com andaimes tubulares e eu vou ficar responsável pela parte de projetos, só que eu não sei fazer o memorial de cálculo. O que eu quero saber é se tem algum livro que ajuda ou algum curso para estar desevolvendo o mesmo.

    Att,

    Ubiratã.

  5. Olá, @BASÍLIO TEIXEIRA

    Com o Lourival Araújo você pode entrar em contato através do e-mail lourival.araujo@sh.com.br. Também tem os contatos da nossa unidade do Espírito Santo Rua XF, 301 QD 4C • Jardim Limoeiro. Serra • 29.164-268. Tel.: 27 3228-3644
    Fax: 27 3228-1078 vix@sh.com.br

    Atenciosamente,
    Equipe SH

  6. Gostaria de saber se os funcionários
    Jorge vendas vitoria
    Lourival projetista vitoria
    Marcelo Alves Corrêa rio
    Fui funcionário por 8anos
    Sai da empresa em 1987
    Gostaria o contato, obrigado

  7. Boa tarde,
    Sou Superintendente de um navio de perfuração de petroleo e preciso comprar andaimes tubulares, montados com abraçadeiras para poder coloca-lo em locais de dificil acesso, onde o tipo modular nao entra.
    Poderiam me enviar descrições tecnicas e fabricante para eu efetuar o pedido??
    Grato
    Simensatto

  8. Gostaria de saber um endereço de e-mail para mandar um orçamento com desenho anexo.

    Aguardo um breve retorno

    Att

    Marcial ou Luciana

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please copy the string pvZ2Vy to the field below: