Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on 16/ 06/ 2010 in Artigos | 4 comments

Agilidade e Qualidade na Construção Civil.

Esse assunto poderia ser abordado por diversos caminhos, explorando todas as opções dessa ampla atuação, porém, para facilitar, definimos uma rota específica, escolhendo tratar das técnicas e equipamentos modernos, de inovação aliada, na execução dessa atividade. 

Uma maneira alternativa para execução de construções como casas, sobrados e edifícios de forma ágil, segura e de qualidade, é a utilização de paredes em concreto armado, resultando em uma construção aprovada por entidades, no que diz respeito a conforto térmico e acústico. 

Diante de políticas públicas para moradia popular no que tange a alta demanda por construção dessa categoria, diversas construtoras estão focando suas atividades nesse mercado. Como geralmente a quantidade de casas é da ordem de milhares de unidades, além da necessidade de velocidade na execução, cumprimento de prazos e maior controle de qualidade, as empresas esbarram no problema de fornecimento de materiais, na qualificação da mão de obra e nas dificuldades locais. Surge então a necessidade de se industrializar o processo. 

O Lumiform SH® por exemplo, sistema fornecido pela SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos LTDA, é constituído por painéis fabricados sob medida com perfis estruturais de alumínio e chapas também em alumínio, e prevê a construção de habitações em paredes de concreto armado, com o objetivo de fabricar casas e apartamentos numa velocidade muito grande, de forma econômica, durável e confortável. 

Sequência do processo produtivo 

  • Execução do radier  ou outro tipo de fundação definido em projeto;
  • Colocação de armaduras, prevendo-se gabaritos para ajudar no posicionamento das fôrmas de alumínio;
  • Instalação dos kits de instalações hidráulicas e elétricas;
  • Instalação das fôrmas de parede, com gabaritos para as aberturas;
  • Instalação de fôrmas de laje, quando for o caso;
  • Concretagem e
  • Desenforma.   

Montagem das fôrmas para paredes 

Concretagem + Desenforma + Colocação de esquadrias, pintura, telhado e acabamentos.

 

Em termos de produtividade, o índice desta fôrma é de 0,30hh/m², ou seja, em um dia de 10 horas com uma equipe de sete homens é possível executar 200m², o que equivale a uma moradia (casa), de 36m² de área. 

Componentes do Sistema considerado
Este painel, de acordo com as orientações de utilização de seu fornecedor, permite cerca de 1000 reutilizações ao longo de sua vida útil. 

A inovação tem por objetivo dar maior qualidade, flexibilidade, melhorar o atendimento ao cliente, maior ênfase no conforto térmico acústico, redução do re-trabalho e uma maior produtividade. Tudo isso, de uma forma construtiva que se utiliza equipamentos sob medida, de fácil manuseio e aplicação que garante uma maior qualidade no acabamento final, reduzindo entulhos e garantindo uma obra mais limpa, sempre com o binômio custo/benefício.  Procure estudar bem o projeto da sua obra para encontrar as técnicas e equipamentos mais adequados, que proporcionem melhores resultados, e serviços mais ágeis. 

Contribuição: Mariza Agostinho de Matos e Souza – Engenheira Civil Supervisora Técnica da SH.

4 Comments

  1. @Jessé de Oliveira Agradecemos seu contato! A SH comercializa, sim, fôrmas para pilares de concreto e para vigas. Clique no link: http://www.sh.com.br/pagina/?CodSecao=15 para conhecer as fôrmas da SH. Caso precise de mais informações técnicas ou um orçamento, entre em contato com a nossa unidade em sua região: PR • São José dos Pinhais / Av Rui Barbosa, 2780. Ipe • Cep: 83060-230 / Tel./Fax: 41 3587-0877 / cwb@sh.com.br

  2. Gostaria de saber se vocês fornecem formas para pilares de concreto e também para vigas.

    Atenciosamente,
    Jessé
    041-8861-3394

  3. @Carolina Gimenez Oi Carolina! Fornecemos nossos equipamentos para todo o Brasil. Entre em contato com a nossa unidade mais próxima ou envie um email para sac@sh.com.br.

  4. Gostaria de saber qual o local ou empresa q que faz este serviço de casas moduladas …..

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please copy the string MszfFg to the field below: